Preservação da cultura e expressão da fé define festejos em honra ao padroeiro da cidade. Prefeitura é parc

23/06/2017
Festejos
Festejos

Preservação da cultura e expressão da fé. Assim é os festejos em honra ao padroeiro da cidade de Paranã, São João Batista. A prefeitura é parceira da festa é contribuirá com toda a parte estrutural do festejo, como cadeiras, palco de som e tenda.

Equipes da Secretaria da educação e Assistência Social trabalham na preparação ao arco para enfeitar a cidade em comemoração aos festejos.

No domingo, dia 25, ás 8h, acontece a procissão fluvial sobre os rios Palmas e Paranã. A procissão, faz parte da Festa do Padroeiro de Paranã, São João Batista, e do Divino Espírito Santo. A festa já está na sua 40° edição e recebe turistas regionais e de outros estados.

“Este evento é muito importante para toda a população de Paranã, há um clima de festa, fé e devoção que envolve todos os presentes”, afirma o prefeito Fabrício Viana.

Percurso

Do porto do rio até a igreja, a procissão percorre 1500 metros, com hinos, fogos e a multidão acompanhando o cortejo.

O passeio pela rota das águas é de dois quilômetros. São 17 barcos enfeitados e coloridos onde são conduzido as imagens dos santos.

Padre, fiéis, turistas e visitantes em percurso acompanhado por cânticos, foguetes e banda de música, cultivam preciosa preservação da cultura.

Tradição

Durante a madrugada a rua Rui Barbosa é decorada pela comunidade, que se envolve na produção da festa com muito carinho. Portais com flores, balões e, no calçamento, símbolos sagrados, feitos com pó de serragem.

Monik Helen Gomes de Sousa.



img_alt
img_alt