Preservação da cultura e expressão da fé define festejos em honra ao padroeiro da cidade. Prefeitura é parc

23/06/2017
Festejos

Preservação da cultura e expressão da fé. Assim é os festejos em honra ao padroeiro da cidade de Paranã, São João Batista. A prefeitura é parceira da festa é contribuirá com toda a parte estrutural do festejo, como cadeiras, palco de som e tenda.

Equipes da Secretaria da educação e Assistência Social trabalham na preparação ao arco para enfeitar a cidade em comemoração aos festejos.

No domingo, dia 25, ás 8h, acontece a procissão fluvial sobre os rios Palmas e Paranã. A procissão, faz parte da Festa do Padroeiro de Paranã, São João Batista, e do Divino Espírito Santo. A festa já está na sua 40° edição e recebe turistas regionais e de outros estados.

“Este evento é muito importante para toda a população de Paranã, há um clima de festa, fé e devoção que envolve todos os presentes”, afirma o prefeito Fabrício Viana.

Percurso

Do porto do rio até a igreja, a procissão percorre 1500 metros, com hinos, fogos e a multidão acompanhando o cortejo.

O passeio pela rota das águas é de dois quilômetros. São 17 barcos enfeitados e coloridos onde são conduzido as imagens dos santos.

Padre, fiéis, turistas e visitantes em percurso acompanhado por cânticos, foguetes e banda de música, cultivam preciosa preservação da cultura.

Tradição

Durante a madrugada a rua Rui Barbosa é decorada pela comunidade, que se envolve na produção da festa com muito carinho. Portais com flores, balões e, no calçamento, símbolos sagrados, feitos com pó de serragem.