Prefeitura Municipal de Paranã - Construindo uma nova História

As aulas acontecem uma vez por semana.

Prefeitura transforma vidas de alunos especiais com aulas de capoeira

Publicado em 25/04/2018

A cada toque do  berimbau, uma gingada. Na batida do atabaque e do pandeiro alunos especiais cantam e jogam capoeira. O projeto Ginga Paranã, da Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Assistência Social tem como monitor, Carlos Filho e psicóloga, Galdovina que acompanha cuidadosamente os alunos.

As aulas acontecem no Centro de Convivência Social- CRAS e participam da ação, doze alunos que tem aulas uma vez por semana, sempre ás quartas-feiras. Segundo a Secretária de Assistência Social, Silmara Ribeiro, a intenção dessa ação é fortalecer a coordenação motora e fortalecer os vínculos familiares.

"A capoeira desenvolve habilidades importantes para o desenvolvimento motor da criança, além de estimular a interação social, que é uma das áreas afetadas nos alunos especiais. É um processo educativo que tem contribuído para a formação das nossas crianças", destaca.

Projeto

Além dos alunos especiais,  participam do projeto 170 crianças e adolescentes. As turmas são divididas por fase etária e acontecem sempre às terças e quintas-feiras. Alunos de 4 a 9 anos participam das aulas na feira coberta, já os que tem a idade de 10 a 17 anos tem os ensinamentos no Ginásio de esporte.