Prefeitura intensifica borrifação contra mosquito da dengue

04/07/2017
Dengue

A Prefeitura de Paranã, por meio da Secretaria de Saúde intensifica a partir desta terça-feira, 4,  o serviço de borrifação com vista na  eliminação do mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos seguem até o dia 6, quinta-feira.

O serviço de borrifação, conhecido popularmente como “fumacê” acontece das 7h da manhã até ás 17 horas  e é uma forma de bloqueio a infestação do mosquito.

Na quarta-feira, 5, os setores Bela Vista e Aeroporto receberão a ação, já no dia 6, quinta-feira, serão contemplados os setores Vila Nova e São José.

Ação

Para que a borrifação obtenha resultados eficientes no combate ao mosquito, é solicitada a compreensão de toda a população e os moradores devem tomar as precauções devidas, quando as bombas leco estão passando nas suas respectivas ruas.

“A orientação que damos aos nossos Agentes de Combate às Endemias é que desliguem a borrifação em frente de bares, lanchonetes, restaurantes, farmácias e açougues. Mas o barulho da bomba é inevitável, porque o motor continua ligado, mas sem a borrifação”, explicou a secretaria de saúde, Josiane Viana

“É importante que todas as portas e janelas da casa estejam abertas para que as partículas do produto aplicado penetrem também no interior das residências. O transtorno, principalmente do barulho do motor das bombas, é inevitável, mas torna-se necessário para a eliminação do Aedes Aegypti adulto, vetor transmissor da Dengue”, completou a secretaria

Segundo ela, a borrifação é a última das medidas, que somente é adotada “como bloqueio nos locais onde foram notificados casos de Dengue”, informou.

“O mais importante e eficiente enfrentamento à Dengue está nas ações que nossas equipes vêm realizando de casa em casa”, ressaltou Josiane.