IBGE realiza reunião para instalação de posto de coleta para o Censo agropecuário de 2017

09/08/2017

É fundamental a participação do produtor porque os dados fornecidos serão utilizados em futuras políticas públicas para a agropecuária”, destacou o prefeito Fabrício Viana sobre a reunião de instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) realizada no auditório da Câmara Municipal.

A partir do dia 15 serão instalados postos de Coleta no município. Temporariamente o local escolhido será a sala de reuniões de inclusão digital.

Funcionários concursados visitarão os estabelecimentos agropecuários de Paranã, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas.

Durante a reunião o Chefe da Agência de Gurupi, Gerisvaldo Pereira da Silva explicou a importância do Censo Agropecuário 2017.

“Precisamos saber o que que produz, como é que produz para saber se tem as emendas suficientes. É o momento de dizer para o Governo o que se produz em Paranã, tudo será contado. No questionário elaborado pelo IBGE estarão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada e as informações prestadas pelo produtor são sigilosas”, afirmou Gerisvaldo.

“A coleta dos dados será digital e, caso algum produtor não receba a visita do pesquisador, poderá procurar o Centro de Informações do IBGE de sua região e solicitar a presença de um recenseador no estabelecimento”, finalizou.

Comissão

Serão nomeados membros do executivo para fazerem parte dessa Comissão. “Essa equipe irá acompanhar em tempo real como está sendo feito este trabalho, após isso serão assinados um termo confirmando os dados levantados. O IBGE quer que esta comissão funcione permanente”, disse.

O início do trabalho de coleta de dados estão previstos em todo país para o dia 1 de outubro. Todos os estabelecimentos agropecuários do país – estimados em 5,3 milhões de propriedades pelo IBGE -, serão visitados por 18,8 mil recenseadores Os resultados preliminares serão divulgados entre março e abril de 2018. As informações prestadas pelo produtor são sigilosas.