As rotas terão o apoio dos agentes de saúde

Comitê do fogo visita propriedades rurais em Paranã

Publicado em 13/07/2018

Controle e prevenção de queimadas. Com esse objetivo será realizado durante todo o dia nos assentamentos rurais o dia “D” com a participação do exército, Naturatins de Gurupi e Palmas, IBAMA e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos.

Assentamentos da zona rural do Tigre, Campo Alegre, Conceição, Ventura, Santa Cruz, Reassentamento Jatai, Angical, Gameleira e São Domingos serão visitados e receberão panfletos informativos sobre os grandes males que os incêndios florestais podem causar aos animais, vegetação e saúde humana.

As equipes sairão da Prefeitura Municipal e seguirão para as respectivas rotas que terão apoio de agentes de saúde. "Essa ação tem toda a parceria da prefeitura e é de suma importância pois é com o trabalho preventivo e visita de sensibilização aos produtores rurais que se reverte o quadro de queimadas", ressalta o prefeito Fabrício Viana.

Decreto

No dia 28 de maio, o Governo do Estado publicou o Decreto Nº 5.823 declarando a situação de risco de desastre ambiental resultante de incêndios florestais na área de cobertura vegetal de 11 municípios no Tocantins: Almas; Formoso do Araguaia; Lagoa da Confusão; Lizarda; Mateiros; Palmas; Paranã; Pium; Ponte Alta do Tocantins; Rio Sono e Santa Rita do Tocantins.

Dia D de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais

A ação compreende visitas nas propriedades rurais, priorizando os municípios com maior número de focos de queimadas nos últimos três anos, visando sensibilizar e levar informações sobre mecanismos e prevenção (manejo do solo e construção de aceiros) e uso legal do fogo (autorização e queima controlada), bem como de possíveis aplicações da legislação para repressão às atitudes irregulares.

Monik Helen Gomes de Sousa/ com informações da SEMARH